quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Combate ao desperdício alimentar


A campanha de segurança alimentar que realizamos nas cidades satélites Estrutural e Santa Maria nos meses de agosto e setembro de 2012 teve como foco o dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, com a realização de uma capacitação relacionando a reciclagem de alimentos com formas práticas de aproveitamento de partes dos alimentos jogados no lixo todos os dias com ênfase ao valor nutricional adequado para uma refeição diária.  Nossa abordagem propôs uma mudança nos hábitos alimentares, um trabalho pioneiro na cidade.
A respeito do desperdício de alimentos, segundo a EMBRAPA, 2006, 26,3 milhões de toneladas de alimentos ao ano tem o lixo como destino, quantidade suficiente para alimentar 19 milhões de brasileiros. Prova deste desperdício financeiro é ressaltada pela 8ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro, em 2007, que demonstra que os supermercados perderam 4,48% de seu movimento financeiro, em perecíveis. Entre os alimentos mais desperdiçados estão as hortaliças, frutas, tubérculos e raízes, área em que o Projeto ECOCLASSE atua conscientizando e ensinando aos cidadãos que a solução para muitos problemas está ao nosso alcance.
Acreditamos que não basta doar os alimentos, precisamos ensinar a utilização racional do que se tem disponível, por esta razão continuamos trabalhando incansavelmente.  Algumas áreas em que atuamos com a conscientização encontramos famílias em situação de total vulnerabilidade alimentar atingindo crianças e idosos, então consideramos justo o compartilhamento de uma necessidade imprescindível para o bom funcionamento do corpo, o alimento.
Consideramos o projeto inovador, pois nas áreas em que aplicamos os cursos de combate ao desperdício e alimentação saudável, encontramos a seguinte resposta:

Já havia feito algum curso sobre reaproveitamento de alimentos?


Nenhum comentário:

Postar um comentário