terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Faça sua horta em pequenos ambientes



Você já pensou em fazer uma horta em sua casa ou em seu apartamento? Isso é fácil! É possível aproveitar varandas de apartamentos e pequenos quintais para o cultivo de hortaliças para o consumo familiar ou para um pequeno negócio.
Na confecção de canteiros existem inúmeras alternativas. A opção por uma delas vai depender da criatividade de cada pessoa, de conformidade com o ambiente em que se pretende instalar a horta.
Sugerimos alguns tipos de canteiros que poderão servir para uma horta em seu ambiente:
Canteiro de tubo plástico
Materiais
- Tubos de PVC com 20 cm de diâmetro
- Serrote; e
- Cap de PVC
Efetue um corte horizontal – no meio - nos tubos de “PVC 200 mm”, de modo a obter duas calhas com 10 cm de profundidade.
Em seguida, use o “cap” de PVC 200 mm, cortado no meio - no sentido vertical, de modo que as duas partes do cap possam ser encaixadas das extremidades dos tubos anteriormente cortados para evitar escoamento da água.
Na parte inferior dos tubos cortados, deixe alguns orifícios para a saída de excesso de água. Para a fixação dos tubos, pode-se usar suporte de ferro. O comprimento varia de acordo com o espaço disponível.
Canteiro de pneu
Materiais
- Pneu usado
- Faca afiada, umedecida com água ou óleo;
- Pregos e martelo;
- Tampo de madeira.
Retire, em um dos lados, a parte dura que se prende no aro, cortando com uma faca afiada. Em seguida, vire o pneu ao avesso. Para evitar a sujeira de terra no ambiente e facilitar a remoção, prega-se uma tábua do tamanho do círculo, formando uma bacia. Deixe alguns orifícios para escoamento do excesso de água.

Enchimento dos canteiros
Para encher os canteiros de PVC ou pneu, você vai precisar de:
- Terra;
- Cal hidratada;
- Adubo orgânico (esterco de galinha);
- Adubo químico NPK 4 -14 -8;
Misture os materiais na seguinte proporção:
Para cada 20 litros de terra, use 20 a 50 gramas de cal hidratada, 7 litros de adubo orgânico, 50 a 100 gramas de adubo NPK 4 -14 -8, que podem ser comprados em lojas de produtos agropecuários.
Localização dos canteiros
Os canteiros deverão ser colocados em ambientes arejados e iluminados, para propiciar o desenvolvimento normal da planta. Como exemplo, citamos: varandas ou áreas de serviço de apartamentos ou nos quintais calçados das residências.
Espécies de hortaliças mais recomendadas
Para canteiros de 10 a 15 cm de altura (bordadura), plantar: agrião, alface, cebolinha, salsa, morango e rabanete.
Para canteiros de 25 a 40 cm de altura, plantar: beterraba, cenoura, couve-manteiga, couve-brócolo, repolho, couve-flor, ervilha-torta, pepino, pimentão e tomate.
Plantio
Esta operação é feita com semeadura direta ou plantio de mudas - oito dias após o enchimento dos canteiros.
Em semeadura direta, deve-se distribuir duas a três sementes nas covas, já previamente abertas e espaçadas, conforme a exigência da hortaliça. Quando as mudas tiverem  com duas folhas definitivas, fazer o raleamento, deixando uma planta por cova.
O plantio de mudas consiste em transplantá-las, de preferência com duas a três folhas definitivas, nas covas previamente abertas e espaçadas.
Tratos culturais
Irrigação – recomenda-se fazer uma vez por dia, de preferência à tarde. Depende das condições climáticas e do tipo de desenvolvimento da planta. Normalmente, são feitas de três a cinco por semana.
Capina – Retirar manualmente todo o mato que, por ventura, venha a aparecer na horta.
Controle de pragas e doenças – Deve-se dar preferência aos métodos que não contaminem o ambiente como: catação manual – consiste em retirar os ovos, larvas de lagartas, besouros e pulgões das plantas. Prática cultural – consiste em retirar as folhas doentes, eliminar plantas doentes ou fazer rotação de cultura. Somente no caso de ataque intenso de pragas é que se recomendam os inseticidas caseiros: solução de água de fumo ou solução de água e sabão.
Colaboração: EMATER-DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário